QUAL É O TEU CAMINHO?


"Qualquer caminho é apenas um caminho, e não há ofensa para si ou para outro em abandoná-lo se é isto que o seu coração diz a você...

Olhe para cada caminho bem de perto, estudando-o cuidadosamente.

Experimente-o quantas vezes achar necessário.

Então pergunte a você mesmo, e somente a você mesmo uma questão: "este caminho tem um coração?"

Se ele tem, é um bom caminho; se não tem, é inútil".


D. Juan (Tata Kachorra) - Xamã, mestre de Castaneda

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nova Consciência - por Lucy Cintra

Este longo período que venho atendendo pessoas me fez lembrar as palavras de Lao Tse ( ou Lao Tzu para alguns), no Tao Te Ching, há milhares de anos:
“Existe um momento para tomar a frente e um para ficar na retaguarda.
Um tempo para respirar suavemente e outro para respirar com força.
Um tempo para imperar e outro para se retirar,
Um tempo para pairar no alto e outro para se deitar.”
O progresso se dá em equilíbrio dentro de cada um, na relação entre todos, nas empresas e entre elas, e com a Terra. É algo Sistêmico. Insistimos em quebrar esse equilíbrio no decorrer de anos, séculos, mas acho que chegamos num momento de repensar nossas relações em todos os níveis, dentro e fora de nós.
Precisamos criar ambientes onde os seres humanos possam trabalhar com responsabilidade e inteireza, viver com equilíbrio e prosperar com ética.
Isso me faz lembrar um livro lido na universidade, para a cadeira de Sociologia: “A Loucura do Trabalho”. Nele o autor demonstra que uma sociedade completamente inconsciente e alienada, para existir e manter o status quo, necessita ser internalizada pelas pessoas, que passam a ver o mundo a partir desse mesmo “modus operandi”, se tornando também inconscientes e alienadas. A cultura nada mais é que a internalização dos valores dominantes. Isso explicado de maneira bem geral, nada acadêmica. A alienação e inconsciência da sociedade mantém nossa alienação e inconsciência  e vice-versa, num círculo vicioso e crescente..
Em outras palavras, este momento que vivemos é também resultado da ação humana  individual e coletiva.  Um primeiro passo para  mudar este cenário é a percepção e clareza de que algo precisa ser feito. E a mudança começa dentro de nós.  Depois, partir para o autoconhecimento, através de auto-avaliação e análise profundas. Mergulhar nos valores incorporados no decorrer dos anos, das décadas, nas relações  “convenientes”, nos caminhos muitas vezes tortuosos, e responder: “é isso que quero e acredito?”
Quais são seus verdadeiros valores? O que espera de voce mesmo? Onde pretende chegar? Está sendo fiel a seus princípios?  E quais são eles? Como seu “Eu do Futuro”, já velhinho, vai olhar para seu “Eu Atual” e se sentir?
 Este pode ser um longo processo. Voce pode, inclusive, precisar de ajuda. Mas vai levá-lo a recuperar o real controle das rédeas  de sua vida, a determinar seu verdadeiro objetivo,  seu sentido na vida, na profissão, sua missão. E a criar uma nova consciência, para alcançar sua realização e nutrir sua criatividade, alegria,  ética e  autodeterminação.
William James disse: “A maior revelação para a minha geração foi a descoberta de que com a mudança de atitudes internas da sua mente você pode mudar aspectos externos da sua vida”.

Pessoas conscientes, líderes de si mesmas, criativas, ousadas, libertárias  e verdadeiras, catalisam um novo desenvolvimento nas outras pessoas e nas empresas onde trabalham. Você está aqui com um objetivo. Descubra qual é e ouse,  faça a diferença!
Lucy Cintra – Consultora Sistêmica, Consultora de Constelações Organizacionais, Profissionais e Familiares, Coach Internacional, Trainer de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Terapeuta Transpessoal. www.lucycintra.com.br  e www.lucycintravisaosistemica.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário