QUAL É O TEU CAMINHO?


"Qualquer caminho é apenas um caminho, e não há ofensa para si ou para outro em abandoná-lo se é isto que o seu coração diz a você...

Olhe para cada caminho bem de perto, estudando-o cuidadosamente.

Experimente-o quantas vezes achar necessário.

Então pergunte a você mesmo, e somente a você mesmo uma questão: "este caminho tem um coração?"

Se ele tem, é um bom caminho; se não tem, é inútil".


D. Juan (Tata Kachorra) - Xamã, mestre de Castaneda

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

GERAÇÃO "Y" NÃO EXISTE ...

“Geração Y” não existe de acordo com um pesquisador da Rouen Business School.

Formandos 2010 da Rouen Business School
Formandos 2010 da Rouen Business School

Os membros da Geração Y – título dado para distinguir as pessoas nascidas entre 1978 e 1994 – são muitas vezes caracterizado como tendo uma facilidade com tecnologia, e uma atitude egocêntrica cínica no local de trabalho. Mas, os resultados de um estudo realizado pelo professor da Escola de Negócios em Rouen, Jean Pralong, mostram que não há diferença de gerações entre as atitudes das pessoas no trabalho, desbancando o próprio conceito de Geração Y.

O estudo inter-geracional realizado pelo Professor Pralong com 400 participantes com formações semelhantes, variando de alunos até trabalhadores assalariados com 60 anos. O estudo mostrou que as atitudes no local de trabalho e idéias sobre as carreiras entre Geração X (nascidos entre aproximadamente 1959 e 1981) e da chamada geração Y são as mesmas.

-O conceito da geração Y foi inventado para que os gerentes entre 35 a 45 anos pudessem culpar a geração mais jovem pelo seus medos de mudanças no ambiente de trabalho – especialmente às mudanças tecnológicas. Os membros da Geração X são submetidos às pressões constantes e crescentes no trabalho. Eles estão preocupados e desmotivados, mas dada a sua estatura, não é fácil de admitir. Então, eles acharam um bode expiatório, disse Pralong.

Pralong realizou o estudo porque percebeu que a maioria das percepções da Geração Y foram baseadas em histórias contadas por gerentes ou recomendações de consultores. A grande maioria do que tem sido escrito sobre a Geração Y não foi baseada em estudos oficiais.

A pesquisa comparou três grupos: estudantes de mestrado da Geração Y, os trabalhadores assalariados da Geração Y, em seu primeiro emprego, e os trabalhadores assalariados da Geração X. Através de entrevistas com esses grupos, atitudes primárias emergiram. mais similaridades foram encontradas nas atitudes e abordagens entre o local de trabalho dos trabalhadores na Geração Y e Geração X do que as semelhanças entre os alunos da Geração Y e os trabalhadores assalariados na Geração Y, demonstrando que o contexto cria um vínculo mais importante entre estes grupos de geração.

Atitudes fundamentais para o pensamento dos estudantes da geração Y incluídos colegas sendo desonesto com o outro, e a idéia de que todo mundo tem uma vocação, mas a carreira é construída a partir de oportunismo. Para os trabalhadores assalariados, evitando o emprego, o papel de um gestor e a importância do oportunismo emergiu como o pensamento central.

-Para os economistas, uma geração é constituída de pessoas que enfrentam as mesmas condições de trabalho.O estudo mostrou que não existe diferença entre 25 anos de idade e 45 anos de idade no trabalho. Isso mostra, portanto, que no plano científico, a Geração Y não existe, afirma Pralong.
O estudo foi publicado na Revue Internationale de Psychoscoiologie em 2010.

artigo publicado em www.rhevistarh.com.br

quinta-feira, 30 de junho de 2011

O VALOR DO DINHEIRO


Ciccone German conta a história de um homem que, graças a sua imensa riqueza e sua infinita ambição, resolveu comprar tudo que estava ao seu alcance.

Depois de encher suas muitas casas de roupas, móveis, automóveis e jóias, o homem resolveu comprar muitas outras coisas.

Comprou a ética e a moral, e neste momento foi criada a corrupção.Comprou a solidariedade e a generosidade - e então a indiferença foi criada.
Comprou a justiça e suas leis - fazendo nascer na mesma hora a impunidade.
Comprou o amor e os sentimentos, e surgiu a dor e o remorso.


O homem mais poderoso do mundo comprou todos os bens materiais que queria possuir e todos os valores que desejava dominar. Até que um dia, já embriagado por tanto poder, resolveu comprar a si mesmo.

Apesar de todo o dinheiro, não conseguiu realizar seu intento. Então, a partir desse momento, criou-se na consciência da Terra um único bem que nenhuma pessoa pode colocar um preço: seu próprio valor.

SEMPRE CORRENDO
O monge Shuan sempre alertava aos discípulos para a importância do estudo de filosofia ancestral. Um deles, conhecido pela sua força de vontade, anotava todos os ensinamentos de Shuan, e passava o resto do dia refletindo sobre os pensadores antigos.
Depois de um ano de estudos, o discípulo adoeceu, mas continuou freqüentando as aulas.

-Mesmo doente, continuarei estudando. Estou atrás da sabedoria e não há tempo a perder - disse ele ao mestre.
Shuan indagou:

 -Como você sabe que a sabedoria está na sua frente e que é preciso estar sempre correndo atrás dela? Talvez ela esteja caminhando atrás de você, querendo alcançá-lo, e de alguma maneira você não está deixando. Relaxar e deixar os pensamentos fluírem também é uma maneira de atingir a sabedoria.

COMEÇANDO ONDE DEVIA TER COMEÇADO
Conta um leitor que as palavras a seguir estão escritas no túmulo de um bispo anglicano, em uma catedral na Inglaterra:
"Quando eu era jovem, e minha imaginação não tinha limites, sonhava mudar o mundo.
Quando fiquei mais velho e mais sábio, descobri que o mundo não mudaria: então restringi um pouco minhas ambições e resolvi mudar apenas meu país.
Mas o país também me parecia imutável.
No ocaso da vida, em uma última e desesperada tentativa, quis mudar minha família, mas eles não se interessavam nem um pouco, dizendo que eu sempre repeti os mesmos erros.

"Em meu leito de morte, enfim descobri: se eu tivesse começado por corrigir meus erros e mudar a mim mesmo, meu exemplo poderia transformar minha família. O exemplo de minha família talvez contagiasse a vizinhança, , e assim eu teria sido capaz de melhorar meu bairro, minha cidade, o país, e quem sabe o mundo.”e assim eu teria sido capaz de melhorar meu bairro, minha cidade, o país, e quem sabe o mundo.”- Paulo Coelho – Jornal de Brasília.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nova Consciência - por Lucy Cintra

Este longo período que venho atendendo pessoas me fez lembrar as palavras de Lao Tse ( ou Lao Tzu para alguns), no Tao Te Ching, há milhares de anos:
“Existe um momento para tomar a frente e um para ficar na retaguarda.
Um tempo para respirar suavemente e outro para respirar com força.
Um tempo para imperar e outro para se retirar,
Um tempo para pairar no alto e outro para se deitar.”
O progresso se dá em equilíbrio dentro de cada um, na relação entre todos, nas empresas e entre elas, e com a Terra. É algo Sistêmico. Insistimos em quebrar esse equilíbrio no decorrer de anos, séculos, mas acho que chegamos num momento de repensar nossas relações em todos os níveis, dentro e fora de nós.
Precisamos criar ambientes onde os seres humanos possam trabalhar com responsabilidade e inteireza, viver com equilíbrio e prosperar com ética.
Isso me faz lembrar um livro lido na universidade, para a cadeira de Sociologia: “A Loucura do Trabalho”. Nele o autor demonstra que uma sociedade completamente inconsciente e alienada, para existir e manter o status quo, necessita ser internalizada pelas pessoas, que passam a ver o mundo a partir desse mesmo “modus operandi”, se tornando também inconscientes e alienadas. A cultura nada mais é que a internalização dos valores dominantes. Isso explicado de maneira bem geral, nada acadêmica. A alienação e inconsciência da sociedade mantém nossa alienação e inconsciência  e vice-versa, num círculo vicioso e crescente..
Em outras palavras, este momento que vivemos é também resultado da ação humana  individual e coletiva.  Um primeiro passo para  mudar este cenário é a percepção e clareza de que algo precisa ser feito. E a mudança começa dentro de nós.  Depois, partir para o autoconhecimento, através de auto-avaliação e análise profundas. Mergulhar nos valores incorporados no decorrer dos anos, das décadas, nas relações  “convenientes”, nos caminhos muitas vezes tortuosos, e responder: “é isso que quero e acredito?”
Quais são seus verdadeiros valores? O que espera de voce mesmo? Onde pretende chegar? Está sendo fiel a seus princípios?  E quais são eles? Como seu “Eu do Futuro”, já velhinho, vai olhar para seu “Eu Atual” e se sentir?
 Este pode ser um longo processo. Voce pode, inclusive, precisar de ajuda. Mas vai levá-lo a recuperar o real controle das rédeas  de sua vida, a determinar seu verdadeiro objetivo,  seu sentido na vida, na profissão, sua missão. E a criar uma nova consciência, para alcançar sua realização e nutrir sua criatividade, alegria,  ética e  autodeterminação.
William James disse: “A maior revelação para a minha geração foi a descoberta de que com a mudança de atitudes internas da sua mente você pode mudar aspectos externos da sua vida”.

Pessoas conscientes, líderes de si mesmas, criativas, ousadas, libertárias  e verdadeiras, catalisam um novo desenvolvimento nas outras pessoas e nas empresas onde trabalham. Você está aqui com um objetivo. Descubra qual é e ouse,  faça a diferença!
Lucy Cintra – Consultora Sistêmica, Consultora de Constelações Organizacionais, Profissionais e Familiares, Coach Internacional, Trainer de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Terapeuta Transpessoal. www.lucycintra.com.br  e www.lucycintravisaosistemica.com.br  

quarta-feira, 4 de maio de 2011

O que são as Constelações Sistêmicas?

Constelações Sistêmicas é uma abordagem terapêutica profundamente amorosa que nos conduz, passo a passo, a uma viagem de descobrimentos em nossa alma, na alma de nossa família, de nossos antepassados e de nosso passado, possibilitando um futuro mais brilhante, luminoso, total, livre e libertário.

É um processo para pessoas que querem ousar em sua felicidade e abrir novas possibilidades, deslumbrar uma nova visão e percepção de sua verdadeira jornada e  destino.

Permite amorosamente desatar os nós, desde os pequenos, quase imperceptíveis, até aqueles mais apertados e amarrados, substituindo-os por vínculos, abraços e convites…
Se o processo ocorre em uma organização, permite uma melhor compreensão do posicionamento de cada um e sua ordem no Sistema. Honrar talvez seja a palavra chave num mundo que esquece o quão importante é darmos o devido olhar e respeito a todos que fazem parte do grande círculo e fazem girar a roda da economia.

Uma injustiça, uma demissão suspeita, aquisições e fusões desrespeitosas, podem gerar, mais tarde, o que conhecemos como Trauma nas Organizações. E ficamos muitas vezes sem entender porque um cargo não consegue “segurar” uma pessoa por muito tempo…é uma “cadeira quente” onde a troca se sucesse constantemente…

Seja no nível pessoal, profissional ou organizacional, as Dinâmicas ou Constelações Sistêmicas permitem olhar a dimensão oculta que nossos olhos não vêem, e ver o enredamento que impede o livre fluir e o pleno desenvolvimento e crescimento de todas as potencialidades.

Lucy Cintra - Consultora Sistêmica, Consultora de Constelações Organizacionais, Profissionais e Familiares, Coach Internacional, Trainer em Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Terapeuta Transpessoal. http://www.lucycintravisaosistemica.com.br/  e  http://www.lucycintra.com.br/

terça-feira, 8 de março de 2011

LÍDER-COACH: EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PESSOAS



LÍDER-COACH: EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PESSOAS
Líder-Coach é uma liderança estratégica que, além de resultados alavanca o desenvolvimento da equipe e fortalece seu comprometimento.

"No futuro todos os líderes serão Coaches. Quem não desenvolver essa habilidade, automaticamente será descartado pelo mercado". (Jack Welch)

CARGA HORÁRIA:

16 horas
9:00às 18:00 hs


OBJETIVOS:

Um novo modelo de excelência em liderança baseada em Coaching.

BENEFÍCIOS:

Alinhamento dos objetivos pessoais com os da organização.
Autoconhecimento e nova consciência.
Habilidade e flexibilidade no desenvolvimento de pessoas.

O QUE SE ESPERA APÓS O CURSO:

Perceber as diferenças individuais da equipe e potencializar habilidades.
Desenvolver comprometimento e compartilhar propósito e visão.
Aprendizado contínuo e integrado.

METODOLOGIA:

Interativa e Vivencial:
- Dinâmicas para processar os conceitos
- Prática dos diferentes processos de Coaching.

PROGRAMA:

- Evolução da liderança
- O que é Coaching
- Um novo líder: o Líder-Coach
- Coaching informal
- Coaching personalizado:
a. Reflexão para os membros da equipe
b. Avaliação de perfil de trabalho
c. Roda das competências
d. Lidando com crenças e emoções
e. Modelo 6 Ws
f. Modelo Grow
g. Modelo focado em soluções
h. Lidando com pessoas difíceis

- Feedback efetivo e feedback corretivo
- Neuro-Coaching: neurônios espelho e ação durante crises e/ou mudanças.
- Perguntas poderosas
- Visão sistêmica

PÓS CURSO:
Durante 1 mes: esclarecimentos pelo skype, num total de 2 horas

DATA DO CURSO:
01 e 02 Julho/ 2011
(6a feira e sábado)

LOCAL:
Av. Paulista, 726 - 9o. and.- São Paulo/ SP
(próximo ao Metrô Brigadeiro)
estacionamento Av. Paulista 620
(sentido centro, ao lado Edif. Nações Unidas)


INSCRIÇÕES:
Central de Eventos: (11) 5182.3372