QUAL É O TEU CAMINHO?


"Qualquer caminho é apenas um caminho, e não há ofensa para si ou para outro em abandoná-lo se é isto que o seu coração diz a você...

Olhe para cada caminho bem de perto, estudando-o cuidadosamente.

Experimente-o quantas vezes achar necessário.

Então pergunte a você mesmo, e somente a você mesmo uma questão: "este caminho tem um coração?"

Se ele tem, é um bom caminho; se não tem, é inútil".


D. Juan (Tata Kachorra) - Xamã, mestre de Castaneda

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

GERAÇÃO "Y" NÃO EXISTE ...

“Geração Y” não existe de acordo com um pesquisador da Rouen Business School.

Formandos 2010 da Rouen Business School
Formandos 2010 da Rouen Business School

Os membros da Geração Y – título dado para distinguir as pessoas nascidas entre 1978 e 1994 – são muitas vezes caracterizado como tendo uma facilidade com tecnologia, e uma atitude egocêntrica cínica no local de trabalho. Mas, os resultados de um estudo realizado pelo professor da Escola de Negócios em Rouen, Jean Pralong, mostram que não há diferença de gerações entre as atitudes das pessoas no trabalho, desbancando o próprio conceito de Geração Y.

O estudo inter-geracional realizado pelo Professor Pralong com 400 participantes com formações semelhantes, variando de alunos até trabalhadores assalariados com 60 anos. O estudo mostrou que as atitudes no local de trabalho e idéias sobre as carreiras entre Geração X (nascidos entre aproximadamente 1959 e 1981) e da chamada geração Y são as mesmas.

-O conceito da geração Y foi inventado para que os gerentes entre 35 a 45 anos pudessem culpar a geração mais jovem pelo seus medos de mudanças no ambiente de trabalho – especialmente às mudanças tecnológicas. Os membros da Geração X são submetidos às pressões constantes e crescentes no trabalho. Eles estão preocupados e desmotivados, mas dada a sua estatura, não é fácil de admitir. Então, eles acharam um bode expiatório, disse Pralong.

Pralong realizou o estudo porque percebeu que a maioria das percepções da Geração Y foram baseadas em histórias contadas por gerentes ou recomendações de consultores. A grande maioria do que tem sido escrito sobre a Geração Y não foi baseada em estudos oficiais.

A pesquisa comparou três grupos: estudantes de mestrado da Geração Y, os trabalhadores assalariados da Geração Y, em seu primeiro emprego, e os trabalhadores assalariados da Geração X. Através de entrevistas com esses grupos, atitudes primárias emergiram. mais similaridades foram encontradas nas atitudes e abordagens entre o local de trabalho dos trabalhadores na Geração Y e Geração X do que as semelhanças entre os alunos da Geração Y e os trabalhadores assalariados na Geração Y, demonstrando que o contexto cria um vínculo mais importante entre estes grupos de geração.

Atitudes fundamentais para o pensamento dos estudantes da geração Y incluídos colegas sendo desonesto com o outro, e a idéia de que todo mundo tem uma vocação, mas a carreira é construída a partir de oportunismo. Para os trabalhadores assalariados, evitando o emprego, o papel de um gestor e a importância do oportunismo emergiu como o pensamento central.

-Para os economistas, uma geração é constituída de pessoas que enfrentam as mesmas condições de trabalho.O estudo mostrou que não existe diferença entre 25 anos de idade e 45 anos de idade no trabalho. Isso mostra, portanto, que no plano científico, a Geração Y não existe, afirma Pralong.
O estudo foi publicado na Revue Internationale de Psychoscoiologie em 2010.

artigo publicado em www.rhevistarh.com.br