QUAL É O TEU CAMINHO?


"Qualquer caminho é apenas um caminho, e não há ofensa para si ou para outro em abandoná-lo se é isto que o seu coração diz a você...

Olhe para cada caminho bem de perto, estudando-o cuidadosamente.

Experimente-o quantas vezes achar necessário.

Então pergunte a você mesmo, e somente a você mesmo uma questão: "este caminho tem um coração?"

Se ele tem, é um bom caminho; se não tem, é inútil".


D. Juan (Tata Kachorra) - Xamã, mestre de Castaneda

quinta-feira, 30 de junho de 2011

O VALOR DO DINHEIRO


Ciccone German conta a história de um homem que, graças a sua imensa riqueza e sua infinita ambição, resolveu comprar tudo que estava ao seu alcance.

Depois de encher suas muitas casas de roupas, móveis, automóveis e jóias, o homem resolveu comprar muitas outras coisas.

Comprou a ética e a moral, e neste momento foi criada a corrupção.Comprou a solidariedade e a generosidade - e então a indiferença foi criada.
Comprou a justiça e suas leis - fazendo nascer na mesma hora a impunidade.
Comprou o amor e os sentimentos, e surgiu a dor e o remorso.


O homem mais poderoso do mundo comprou todos os bens materiais que queria possuir e todos os valores que desejava dominar. Até que um dia, já embriagado por tanto poder, resolveu comprar a si mesmo.

Apesar de todo o dinheiro, não conseguiu realizar seu intento. Então, a partir desse momento, criou-se na consciência da Terra um único bem que nenhuma pessoa pode colocar um preço: seu próprio valor.

SEMPRE CORRENDO
O monge Shuan sempre alertava aos discípulos para a importância do estudo de filosofia ancestral. Um deles, conhecido pela sua força de vontade, anotava todos os ensinamentos de Shuan, e passava o resto do dia refletindo sobre os pensadores antigos.
Depois de um ano de estudos, o discípulo adoeceu, mas continuou freqüentando as aulas.

-Mesmo doente, continuarei estudando. Estou atrás da sabedoria e não há tempo a perder - disse ele ao mestre.
Shuan indagou:

 -Como você sabe que a sabedoria está na sua frente e que é preciso estar sempre correndo atrás dela? Talvez ela esteja caminhando atrás de você, querendo alcançá-lo, e de alguma maneira você não está deixando. Relaxar e deixar os pensamentos fluírem também é uma maneira de atingir a sabedoria.

COMEÇANDO ONDE DEVIA TER COMEÇADO
Conta um leitor que as palavras a seguir estão escritas no túmulo de um bispo anglicano, em uma catedral na Inglaterra:
"Quando eu era jovem, e minha imaginação não tinha limites, sonhava mudar o mundo.
Quando fiquei mais velho e mais sábio, descobri que o mundo não mudaria: então restringi um pouco minhas ambições e resolvi mudar apenas meu país.
Mas o país também me parecia imutável.
No ocaso da vida, em uma última e desesperada tentativa, quis mudar minha família, mas eles não se interessavam nem um pouco, dizendo que eu sempre repeti os mesmos erros.

"Em meu leito de morte, enfim descobri: se eu tivesse começado por corrigir meus erros e mudar a mim mesmo, meu exemplo poderia transformar minha família. O exemplo de minha família talvez contagiasse a vizinhança, , e assim eu teria sido capaz de melhorar meu bairro, minha cidade, o país, e quem sabe o mundo.”e assim eu teria sido capaz de melhorar meu bairro, minha cidade, o país, e quem sabe o mundo.”- Paulo Coelho – Jornal de Brasília.